Existem dois tipos de pessoas :
Aquelas que tem o foco no problema e outras que tem o foco na solução.
- Foco no problema :
Imagine que seu pneu furou no meio da estrada quase chegando em São Paulo e seja é uma pessoa que sua muito. E ao se ver trocando o pneu, começa a suar só de imaginar que terá que fazer.
Foco no Problema : Lá se foi meu dia e irei suar para trocar esse pneu.
Talvez uma coisa que você não saiba, é que o nosso cérebro trabalha para transformar nossos pensamentos em rotina. Por exemplo, quando uma pessoa dirige um carro, ela no começo tem que saber passar a 1ª e coordena a embreagem de forma que o carro comece a acelerar e sair em movimento, assim como quando deve reduzir uma marcha.
Foco na Solução:
Opção 1- trocar o pneu – Sentimento de PRISÂO
Opção 2 – chamar um taxi ou guincho. – SAI DA PRISÂO e vira um DILEMA
Opção 3 – Àpice da história porque você ganha LIBERDADE para escolher
Veja, embora o exemplo seja simples, quando criamos uma 2ª alternativa temos um dilema mas saímos da sensação de prisão de não haver outra alternativa. O cérebro depois que aprende algo, transforma em rotina. Olhar para o problema e olhar para a solução é uma rotina também. Uma curiosidade: Sabe quanto tempo você precisa para adquirir um novo hábito?
De 21 a 70 dias! Isso mesmo!
Por isso se você quer adquirir um novo hábito, precisa enfrentar 3 semanas e logo o cérebro entende que aquilo é um novo comportamento. Por isso que quem quer iniciar dieta, ginástica e para antes desse prazo interrompe uma parte do processo.
A qualquer momento que você se perceber com uma única alternativa, lembre disso:
“Posso estar em uma prisão em meu pensamento ou posso criar um dilema e sair da prisão mas tenho uma 2ª alternativa para escolher. Se tiver 3, melhor ainda, terá liberdade para escolher.”
Abs, Katya