Preço é o que você Paga.
Valor é o que você Leva
Confira essa matéria que fiz especial para você, no Guia Vitrine.
Nesta edição, quero compartilhar algumas dicas para colaborar com seu negócio.
A razão pela escolha desse tema se deve à crescente necessidade das empresas e do comércio em geral oferecerem aos seus clientes diferenciais que sejam fatores decisivos na decisão de compra, naquele momento em que o cliente decide por você ou o seu concorrente.
Sabemos que o cliente é importante e que devemos atendê-lo bem, como sendo um artigo de luxo e primeira necessidade, não é mesmo? E é neste exato momento quando falamos em atendimento que as pessoas falham. Muito comum os gestores das empresas acharem que o bom atendimento é receber um sorriso, ser simpático, atender a uma questão pontual, e que sua equipe de vendas está satisfazendo esses quesitos. Mas isso não é atendimento a cliente, isso é o básico. Houve uma compra de um produto ou serviço, mas ele não se tornou, o seu cliente. Atendimento é a forma como a empresa toda se relaciona com o cliente. Isso inclui o serviço que ele não vê (valores, cultura, modelo mental e ações gerenciais) de uma empresa, porém tudo isso alinhado se torna visível ao cliente no atendimento.
Quando entendemos o real valor que faz a diferença na decisão do cliente, podemos fortalecer laços. Exemplo: quando você tem um churrasco para toda sua família, você se prepara, vai no açougue e pede a melhor carne, macia, saborosa, por que? Porque seu valor é promover bem estar, satisfação. Já para o açougueiro ele te vendeu um pedaço de carne.
Uma importante dica é entender a expectativa do que é valor para o seu cliente, verifique a opinião de seus colaboradores sobre o atendimento oferecido, desenvolva uma cultura de vendas, elabore um padrão de atendimento, monitore o desempenho e treine constantemente as pessoas sobre a cultura da empresa.
Então, se você é gestor ou empreendedor, te convido a pensar:
Você está satisfeito com atendimento que sua empresa oferece? Note não falei equipe de vendas. Todas as áreas vendem. Seja de forma direta ao cliente ou indireta (o cliente interno).
Você acredita que o atendimento ao cliente pode diferenciá-lo no mercado?
Afinal, de que lado você está?
Seja você o referencial na sua área de atuação.
Obrigada pela leitura.
Um abraço
Katya Mangili