Os departamentos comercial e operacional antes eram vistos como áreas separadas dentro de uma empresa, e hoje são considerados elementos fundamentais de importância nas empresas. No entanto, a área operacional apresenta diversos problemas internos, onde há questões de gestão, baixa capacitação de funcionários com uma visão e sensibilidade mais comercial. O que faz com que a longo prazo colaboradores se tornem rígidos e criem a crença de que apenas tem que entender de processos e procedimentos de embarque.
Por conta do avanço nos processos tecnológicos e a aceleração no recebimento de informações, a necessidade de atualizar-se é cada vez maior, fazendo com que novas descobertas e facilidades sejam adquiridas em um menor espaço de tempo. É por conta de tudo isso que é preciso que as os colaboradores invistam em também conhecer o cliente. O conhecimento pleno em logística tem o poder de ajudar na melhoria dos processos operacionais dentro das empresas e aos clientes. No entanto, muitos são os operacionais que perdem a oportunidade de valorizar o seu serviço, agregando mais valor ao cliente, caindo na armadilha de uma postura defensiva quando não percebe o que está por trás de uma reclamação do cliente quando seu embarque atrasa, chega parcial ou a mercadoria ainda não foi desembaraçada. Ser sensível e agir de forma estratégica fará com que o cliente se aproxime mais da empresa por se sentir seguro ao ver que a empresa abraça a sua causa e não apenas a área comercial. Logo, a sua empresa faz a diferença pelo time capaz de entendê-lo e assim é uma das formas de reter o cliente.
Focando neste conceito que o treinamento com uma visão mais comercial ao time operacional consegue transformar de maneira positiva o trabalho realizado por uma equipe, promovendo não só os valores de uma empresa, mas também alinhando e compartilhando o conhecimento comercial ao outro setor. Assim, possibilitará criar uma equipe que fala a mesma língua e não apenas defende o seu feudo. Ter um treinamento com uma visão mais comercial fará com que os funcionários foquem em suas ocupações com uma visão mais sistêmica e holística de modo que se tornem mais valorizados pela área comercial.
Vale ressaltar que o ramo da logística é um setor em crescimento, que quanto mais avança, mais mudanças acontecem, surgindo assim uma maior necessidade de capacitação. Não deixe para depois e saiba mais sobre este treinamento operacional pela KM.