O ramo da logística é uma área totalmente operacional. Um dos assuntos que iremos trazer neste artigo é de como fidelizar um cliente e, consequentemente, uma venda não depende só da área comercial, mas sim, da empresa como um todo. A forma como você atende seu cliente, o conquista e o faz querer continuar fazendo negócio com você. Sendo assim, o primeiro passo que uma empresa deve dar para fidelizar mais clientes, além de oferecer serviços de qualidade, é entender qual real Valor que o seu serviço corresponderá às expectativas deles.
A prestação de um serviço envolve inúmeros processos, assim, uma boa logística também exerce um correto papel durante a entrega de experiências positivas aos clientes, provendo agilidade em todos os processos. Esta rapidez no atendimento às demandas é muito importante, pois interfere positivamente no negócio dos clientes e os ajuda a conquistar bons resultados. Um bom modo de fidelizar seus clientes é saber apresentar todos os serviços que sua empresa possui e que realmente acrescerá às demandas. Por exemplo, se a empresa se preocupa somente em oferecer menores custos para ganhar da concorrência e não se preocupa com a entrega, algo ficará perdido no caminho e seu cliente não verá Valor em seu serviço. A fidelização e um longo caminho a ser desenvolvido e estabelecido com seu cliente. É aquele serviço que ele irá se reconhecer pela imagem de sua empresa.
Se você acha que sua empresa está errando em algum momento, mas não consegue identificar, talvez seja a hora de cogitar um treinamento em atendimento comportamental para empresa. O ponto positivo nesse treinamento é fazer com que haja uma mudança de pensamento e crenças, onde, por sua vez, todas as áreas acabam sendo envolvidas, respeitando sempre o nível de hierarquia de cada um, transformando o atendimento em uma verdadeira filosofia dentro do mundo corporativo. Isso impactará no dia a dia dos colaboradores que buscarão por mais resultados que sejam mais consistentes e duradouros.
Como você pode perceber, fidelizar seu cliente não é somente no produto final e na parte de vendas, é fazer com que todos os colaboradores estejam indo em direção ao mesmo lugar dentro de uma corporação.