De acordo com autor Bruce Tulgan, em 2020, a geração Z representará mais de 20% do mercado de trabalho. São jovens entre 18 e 24 anos que estão começando a sua carreira e por vezes caem literalmente como um balão na empresa. Essa geração que nasceu entre 1990 e 2010, são jovens extremamente bem informados, conectados e globalizados. Esses conceitos fazem parte de sua vida já que nasceram e cresceram a partir do boom das redes sociais, não foram portanto, ensinados ao uso tradicional de e-mails.
Se você lidera essas pessoas, é importante saber mais sobre elas e por que são assim.
O excesso de comunicação virtual, corroborou com indivíduos em sua maioria, que quando chegam as empresas e inseridos aos processos e procedimentos corporativos possuem uma tremenda dificuldade para interagir no dia a dia, com grande resistência a opinião alheia e ao diálogo. Mas eles querem aprender e se desenvolver.
A comunicação como se sabe é um dos principais pilares de qualquer gestão de sucesso e fundamental para essa geração.
E você como líder, seja de qual for sua geração, sua função é manter a equipe alinhada e bastante produtiva, e o diálogo é uma ferramenta indispensável nesse processo. Além de gestor, seu cargo também acumula outras funções Coach e mentor.
Converse com a sua equipe, mostre o que espera de cada um, respeitando e adequando a sua fala ao perfil de seus liderados. Isto vai lhe trazer aproximação e confiança. Amplie a conversa mostrando metas e planos da empresa o que levará a compreensão da importância do trabalho em equipe. E caso perceba que há um colega destoante da equipe, e que pode trazer impacto negativo a produtividade coletiva, faça um feedback assertivo e coerente, evitando rodeios.