Toda empresa que tem foco no futuro e retém talentos, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, mantém processos contínuos de avaliação, que acontecem através de testes ou pela antena ligada dos superiores, que têm de analisar e comunicar quando percebem que um funcionário tem capacidade para evoluir na hierarquia da empresa.
A seguir, exponho 5 dicas que podem ajuda-lo a ser a diferença dentro da empresa onde atua:
Demonstre atitude e experiência: O seu gestor deseja ter um colaborador que ao invés de falar, faça. Funcionários que sabem lidar com as dificuldades e conseguem contornar problemas.
Opiniões fortes: Saia do básico. Os líderes querem pessoas que tenham opiniões com fortes embasamentos, que possam construir novas ideias e ajudar a solucionar problemas.
Responsabilidade: Você pode não ser líder de uma equipe como o seu chefe, mas ele espera tanta responsabilidade de você, quanto ele possui. Cumpra os prazos e se responsabilize caso algo dê errado. Isso demonstra maturidade e honestidade.
Diversidade cultural: Mostre e converse sobre outros assuntos a não ser trabalho. Isso amplia sua capacidade criativa.
Equilíbrio psicológico: Todos nós vivemos dias difíceis e sob pressão. Saber usar esses momentos a seu favor demonstra preparo e flexibilidade.
Quem é descoberto, começa a ser observado mais de perto. E a avaliação destas pessoas é cada vez mais criteriosa, o que mostra como a competição vem crescendo. Para ter sucesso em um mercado competitivo e com tantas mudanças pela frente, os jovens profissionais e executivos em transição de carreira, terão de adotar também novos métodos.
Muitos profissionais graduados já possuem coaches para discutir suas condutas e carreiras. Outros, buscam planejamento para direcionar melhor suas forças. Em uma disputa acirrada, quem já tem um plano traçado tem mais chances de realizar o que pretende.
Um abraço,
Katya Mangili