A confiança é um sentimento abstrato. Confiar compromete, enquanto acreditar apenas envolve as pessoas. Quando os indivíduos confiam uns nos outros, costumam acreditar e respeitar, mantendo as relações profissionais transparentes e saudáveis. E isso, sem dúvida, acontece na relação gestor-colaborador. O desafio é despertar o sentimento de confiança como base para a credibilidade nas relações e operações no dia a dia e criar um diálogo aberto e transparente, com propósito de ser norteadora para você e os demais membros da equipe.
Em uma de nossas pesquisas, onde perguntamos aos nossos seguidores qual assunto eles gostariam que fosse abordado dentro do tema “Lidar com as Pessoas”, os entrevistados tiveram que escolher entre os tópicos “Como Lidar com Conflitos” e “Como Lidar com meu Chefe”, sendo este último o mais votado, com 83% dos votos.
Pensando sobre isso, coloco algumas dicas:
Trabalhe com seu gerente e não contra ele. Se você passar o tempo fazendo com que ele pareça incompetente ou sabotando os esforços para se sentir necessário a ele, você só estará envenenando seu relacionamento e gastando energia desnecessária no trabalho. Ao invés de fazer as coisas funcionarem para si, tente ajudá-lo a alcançar objetivos e tudo irá correr melhor.
Evite a dúvida, peça feedback. Questione e peça pela opinião sobre um trabalho apresentado e onde poderia melhorar. Dê valor à opinião dele.
Entre em acordo, não tenha medo da palavra “não”. O “não” te paralisa e impede de estreitar a relação, evitando, assim, a busca por soluções. Pense na sua relação com um cliente, você diz: “Não, eu não tenho isso para te oferecer”? Ou você diz: “Não posso te atender no momento, mas posso estudar uma forma de avaliar como fazer isso”? Use “mas”, ele estabelece um vínculo na conversa, assim como o “porém”.
Elogie quando ele acertar. Muitos gerentes nunca recebem elogios, porque, de alguma forma, é erroneamente acreditado que os elogios só devem vir de gerentes para funcionários. Bons gerentes ficam realmente gratos pelo feedback construtivo e irão apreciar qualquer oportunidade que tiverem para aprender como fazer um trabalho melhor. Seu chefe ficará impressionado com sua tentativa de fazê-lo se sentir mais positivo em relação ao estilo de gestão dele e tudo irá fluir melhor.
Seja franco. Você ficaria surpreso se soubesse quantos gerentes não fazem ideia de que as pessoas a quem estão gerenciando estão se sentindo negligenciadas, bravas, frustradas ou recebendo sinais confusos. Quando você falar de suas preocupações com o chefe, ele ficará grato por você ter dito algo. Se você nunca disser nada sobre a situação, não há aproximadamente nenhuma chance de seu relacionamento ou ambiente de trabalho melhorar. Se decidir isso, reavalie se o problema está nele ou em você.
Um abraço!
Katya Mangili