Conflitos são normais no ambiente de trabalho, considerando que as pessoas possuem crenças e valores diferentes, por vezes antagônicas.
Mas, existem alguns passos que nos auxiliam a administrar esses conflitos de forma inteligente.
1. Saiba ouvir: a habilidade de ouvir atentamente o que o outro diz consiste na essência da excelência da comunicação. Sendo assim, valorize e busque compreender ao máximo o que o outro quer transmitir para você.
2 – Não ataque as pessoas, e sim o problema: foque no problema em vez de focar no outro. O conflito pessoal é sempre resultante de insatisfação constante para ambas as partes, comprometendo assim, a harmonia do ambiente e afetando grandiosamente a produtividade dos colaboradores. Exercite a capacidade de tentar se colocar no lugar do outro, tentando entender seus problemas, pois assim, ficará mais fácil compreender os pensamentos alheios e consequentemente propor soluções inteligentes
3- Tenha argumentos inteligentes: ninguém vence o ser humano que sabe vender uma ideia (mesmo que essa ideia não seja tão boa), sendo assim, aumente sua capacidade de persuasão.
Abs, KM