Usarmos a palavra líder pode referir-se a muitas questões quando falamos no ramo da logística. Um gestor neste segmento tem quase por obrigação ser multitarefas, onde é preciso saber lidar com problemas internos com relação a atraso de uma carga, lidar com a área financeira, além de ter que lidar com funcionários, problemas na alfandega, terminais, perda ou roubo de cargas, etc. Nós poderíamos ficar aqui por horas listando os demais problemas que qualquer líder neste setor passa todos os dias. No entanto, é completamente compreensível que um líder se sinta desmotivado diante destas questões tão complexas.
Ao mesmo tempo, nem sempre é fácil motivar e instruir sua equipe sem parecer autoritário ou fazendo uso de sua hierarquia superior. Em meio a isso muitas questões são deixadas de lado e aquele verdadeiro papel do líder de conseguir manter a equipe unida e trabalhando juntos para o alcance das metas, vai por água abaixo. O melhor a se fazer quando isso está acontecendo é olhar para o problema e procurar trazer soluções. No ramo da logística, os trabalhos são extremamente interligados, por isso, a culpa não é do gestor que está desmotivado. Na verdade, não devemos buscar um culpado, pois essa é uma realidade muito comum neste setor de atuação. A dica é buscar soluções que englobem a empresa como um todo.
Partindo deste princípio, o diferencial em ter um coach de logística, é que ele tem um laço de comunicação efetivo com a empresa, pois ele conhece todos os setores, como trabalham seu desempenho, crescimento e potencial da equipe. Juntamente com isso existem outras questões que envolvem o processo de coach como a realização de programa de desenvolvimento pela KM Treinamentos, onde são englobadas diversas áreas de atuação, trabalhando com metas para concluir objetivo válidos.
Em nosso canal no Youtube, você pode conferir um vídeo muito interessante sobre os aspectos de um líder: