Quando rotulo pessoas ou situações com o verbo “ser / estar” eu deixo de interagir com as pessoas e passo a interagir com o julgamento.
Algumas dicas :
1) Se aproxime mais das pessoas. Quando você conversa mais com seu liderado você passa a conhecê-lo melhor. E o que significa conhecê-lo melhor? Descubra seus valores, o que é importante para ele na vida. O que ele deseja e tem medo. Quais os sonhos e temores. Seja mais gente e menos “corporativo”. Conheça genuinamente a pessoa. Se conecte. Organizações são feitas de gente e gente gosta de conexão, envolvimento e emoção. Este passo vai te ajudar no futuro a trabalhar os comportamentos do liderado.
2) Fale apenas do comportamento. É difícil. A gente fala o tempo inteiro em dar feedback e na verdade julgamos, emitimos nossa opinião ou repassamos informação onde muitas vezes vira “telefone sem fio”. Quando você julga, você distancia a pessoa de você e a coloca na defensiva. Como focar no comportamento? Aja apenas com fatos e dados, sem advérbios nem adjetivos. Reporte o que aconteceu. Foco apenas na descrição do comportamento.
3) Traga-o para a mesma freqüência que você. Aqui você estimula a pessoa a mudar pelos motivos dela. Perguntas mágicas: o que estou dizendo faz sentido? Alguém pode pensar como eu estou pensando? Eu sei que você não fez por mal, mas concorda que este tipo de consequência pode ocorrer? Você estimula o liderado a elevar a consciência. Esta etapa é o ponto para uma pessoa mudar: ela encontra seus próprios motivos. É seu liderado que deve querer mudar. Ele percebe um ganho pessoal em vez de ameaça ou imposição. E a sua relação passa a ser ganha-ganha em vez de subordinação.
4) Acompanhe e faça um laser coach. Em 5 mnts reconheça a mudança e valorize. Mensure o resultado com base em evidências (fatos).
Contudo, faça o principal por você e pelo outro. Por você, porque desenvolve a sua capacidade em melhorar a Liderança, pois você influencia pessoas. Pelo liderado porque o apóia e permite o crescimento mudando seu comportamento pelos motivos dele e não porque você diz para ele o que fazer.
Valeu? Pense nisso!
Abs rotulado de Energia!
KM